O que é Coworking?

O que é Coworking?

A tendência que está modificando a forma com que empresas e empreendedores trabalham, compartilham e relacionam entre si

Um resumo da história

Tudo começou em 2005, em São Francisco, com Bred Neuberg. Ele herdou o termo já criado e 1999 por um designer de games, o Bernie. O designer criou a expressão para descrever algo como “extensão do trabalho no ambiente online”. Anos depois, Neuberg, junto com mais dois empreendedores criaram a “Hat Factory”, explicando a sua existência como coworking. O conceito já não se encaixava tão bem com a realidade do espaço, então a adaptação foi feita para: espaço físico colaborativo.

O termo precisou ser adequado exatamente porque os empreendedores saíram do mundo virtual e passaram para o espaço físico. A ideia era realmente abrir as portas para outras pessoas que precisavam de um lugar para trabalhar. E muito mais do que isso, eles estavam afim de interação e compartilhamento de experiências. Esse modelo deu super certo na época e não para de expandir!

Com isso, surgiu o termo coworking que conhecemos hoje. Ele define um ambiente de trabalho onde várias pessoas, que podem ser de diversas áreas de atuação, trabalham e compartilham suas ideias. Muito mais do que interação presencial, o compartilhamento é parte fundamental nesses ambientes.

Como funciona?

Uma das ideias do coworking é a otimização de espaço. Então não importa se você é uma empresa ou freelancer, se você precisa ocupar uma estação inteira de trabalho ou apenas uma sala de reuniões, o coworking é para você. Você pode pagar uma mensalidade ou então, apenas o tempo que utiliza o espaço. É assim, bem flexível!

Dentro do escritório você tem a oportunidade de se relacionar com outros profissionais. Seja ele um empreendedor que está fundando sua startup ou está com uma ideia embrionário. Ou até mesmo com grande experiência de mercado. E lá, você terá a chance de fazer networking, compartilhar suas ideias e também ouvir o que outras pessoas tem a dizer. Como funciona? É só estar disposto!

Os espaços servem também para você se reunir com clientes, com salas privativas e espaços descontraídos. E a reunião vale também para a equipe, já que coworkings investem em espaços inspiradores, o que chama muita atenção dos empreendedores.

O que é Coworking?

Quais as vantagens?

Em um coworking você encontra estrutura bem planejada e pensada para o trabalho autônomo e coletivo. Tem a oportunidade de manter e aumentar o networking com pessoas de diversas áreas e estilos. Pode aumentar a sua produtividade, já que os ambientes e as trocas feitas no espaço são propícios para isso. E tudo isso de maneira mais sustentável e econômica!

Além dos espaços individuais, os coworkings disponibilizam também salas privativas e infraestrutura adequada para o seu trabalho ou para que você receba seus clientes. Além da ajuda com os recados, seja por um serviço do próprio espaço ou um escritório virtual, onde a gestão das ligações e correspondências deixam de ser uma preocupação sua. O suporte é total.

Dentro de uma coworking você pode encontrar diversas oportunidades de encontrar um cliente, seu futuro sócio ou até mesmo o job dos sonhos. Para isso basta que você se esforce para interagir com as pessoas. Isso vai depender um pouco além do que o do seu trabalho diário, mas o de se relacionar com as pessoas. Mas se fizer bem feito, colherá bons frutos, acredite.

Se misture com as pessoas, participe dos eventos do espaço, dê uma volta para falar sobre outras coisas. Faça cursos, faça uma pausa para um café, não deixe de curtir o happy hour. Fale com as pessoas sobre o seu projeto, ouça o que elas têm a dizer, seja aberto. Faça e mantenha relações no ambiente de trabalho. Isso fará com que as pessoas te conheçam e saibam do seu trabalho. Nada melhor do que uma boa vitrine, não é mesmo?

Para que você consiga interagir e ser altamente produtivo, fuja do isolamento do home office. Mas fuja também das grandes distrações que ele pode oferecer. É bem difícil que as pessoas entendam que você não está disponível só porque está trabalhando em casa. É complicado também, às vezes, o nosso cérebro perceber isso. Muitas vezes quando estamos em casa, por exemplo, nos pegamos pensando nas tarefas domésticas. Nos coworkings você não tem esse problema.

E já que falamos também sobre produtividade, nos escritórios compartilhados, vai ser quase impossível você não ser. É claro que todo ambiente tem algumas distrações e todos eles vão te exigir disciplina. Mas nesses espaços é bem mais fácil manter uma rotina e ter sempre em mente seus objetivos. Procure em um coworking inspiração para trabalhar, pessoas com quem você possa dividir dificuldades e mantenha o foco!

Além das inúmeras possibilidades de conexões e estrutura, o coworking tem uma grande vantagem em relação aos escritórios convencionais: o preço. Ter um escritório próprio é muito caro. E dependendo do quanto a sua empresa fatura fica completamente inviável escolher essa opção. Você gasta com móveis, limpeza, aluguel, energia, secretárias e assim vai. E faz muito mais sentido investir esse dinheiro na própria empresa, não acha?

Ufa! Agora a última palavra

O que você precisa realmente entender, além das inúmeras vantagens já citadas, é que coworkings são mais do que espaços bem estruturados. Podemos concluir que coworking são um movimento de pessoas, empresas e comunidades que trabalham e desenvolvem seus negócios e buscam um crescimento acelerado e colaborativo. Se você acredita nesses pilares, comece já a procura de um coworking ideal para você!


Quero conhecer mais espaços de coworking